4 de março de 2012

Feliz Dia da Mulher

Photobucket
A mulher vem de muitas lutas e conquistas que com o passar do tempo ganhou espaço e respeito e conquistou lugar no mundo pela sua capacidade de comover e sensibilizar a sociedade. Ao contrario do homem que ainda carrega consigo a herança da imposição, da força, do grito, da violência e do autoritarismo. A mulher possui uma capacidade extraordinária de promover mudanças e transformar o meio sem causar transtornos e estragos. 

Entretanto é a partir do relado bíblico que a mulher ganha espaço, como algo essencial na criação. Sem a presença da mulher a criação seria incompleta e o homem estaria solitário. Assim a mulher é parte integrante da criação da historia e da sociedade. Homem e mulher quer queira ou não depende um do outro para a perpetuação da raça humana. Nesta perspectiva vê se a mulher na historia como instrumento de Deus agindo na dispensação da graça. Como agente ativa e direta no propósito de Deus; e não como um apêndice á parte ou excluída do seu projeto. 

A expressão bíblica de Gêneses 1:24 “e serão ambos uma só carne”, declara que não há inferioridade entre homem e mulher, há uma celebração de unidade e igualdade. Assim não há nenhuma afirmação ou ordem colocando o homem em posição superior a mulher no relato da criação. Assim no propósito de Deus não existe predominância masculina e nem subordinação feminina.

            Portanto, o homem não participou da criação da mulher e nem foi consultado sobre a formação da mesma. A origem da vida é um mistério no qual homem e mulher deve a sua vida. A inferioridade da mulher é algo deturpado e degenerado. No plano da criação homem e mulher são sócios no aspecto biológico sexual, social, moral e espiritual. A diferença estabelecida por Deus entre o homem e mulher, está na delegação de responsabilidade. O homem possui uma hierarquia de compromissos. Na hora de responder e dar conta Deus cobra primeiro dele. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás? (Gêneses 3:9). Neste sentido é o homem que principalmente tem que responder a voz de Deus. Entretanto a mulher também tem logo em seguida a mesma responsabilidade. Deus fala com a mulher e exige respostas. (Gêneses 3:13). Russel Shedd afirma: “homem e mulher tem os mesmos direitos socialmente, são diferentes biologicamente e são iguais espiritualmente”. 

Hoje, muitos cristãos não permitem a participação da mulher na igreja. Um dos argumentos está no conselho de Paulo as cristãos da cidade de Corinto (1 Cor. 14:34). O fato é que o apostolo Paulo ao escrever suas cartas considerava o contexto social. As mulheres de coríntios eram sensuais e seguiam uma filosofia liberal em que cada mulher tinha sua libertade. Não estavam portanto obrigadas ao lar, ao casamento e nem á religião. Por sua vez era uma cidade libertina, carnal e idolatra. Daí porque o apostolo Paulo aplicou esse conselho naquele contexto social. “As mulheres estejam caladas na Igreja”. No entanto essa mesma expressão, Paulo não usou em Gálatas, em Éfeso, nem em Filipos ou para qualquer outra Ibgreja. A liderança feminina foi exercida nas igrejas  da Macedonia e de Roma. O mesmo Paulo que restrigiu a participação da mulher na Igreja de Corinto foi o mesmo que reconheceu a participação de mulheres como: Priscila – Romanos 16:3, Trifena e Trifosa – Romanos 16: 12, Evodia e Sintique – Filipenses 4:2 e Febe – Romanos 16:1.

Pr. Machado 


Fonte:http://www.icemonline.com/index.php?option=com_content&view=article&id=74%3Aa-mulher-na-visao-biblica&catid=8%3Adoutrina&Itemid=7&lang=br

5 comentários:

ONG ALERTA disse...

Parabéns a todas as mulheres, beijo Lisette.

Gabriela disse...

oi minha amada amiga olha keru agradecer pelo celinho. eu nao vim aki antes pq estava viajando mas agora que ja voltei estou tentando atualizar tudo aki rsrsss. bjihu e feliz dia da mulher. bjus da Gabi
www.devocionalmulher.blogspot.com

ஜ♥Patricia♥ஜ disse...

Concordo plenamente com vc, é um absurdo não deixarem a mulher ser usada por Deus em certas igrejas, inclusive a que frequento tem essa mentalidade, acho o fim, mas as coisas estão mudando graças a Deus.
Um feliz dia da mulher para ti também minha linda.

Marylane e Felipe Gifone disse...

Feliz dia da mulher (atrasado), rsrsr. Mas todo dia é pra ser comemorado! Um grande abraçoooo.

Deisi disse...

Lindooooooo o blog floooor *--*
Muuito fofo,ameeii muuito msm !
Parabéns!!!
e FELICIDADES hehe!!

Kiss ♥

http://fanideisi.blogspot.com